PROMOTORES

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Missão: Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

Visão: Ser uma instituição de reconhecida excelência na promoção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como elementos centrais do pleno desenvolvimento da nação brasileira.

Assista o vídeo institucional do CNPq

Acesse: www.cnpq.br

 

MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência está estabelecida no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006.

Como órgão da administração direta, o MCTIC tem como competências os seguintes assuntos:

  • Política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação;
  • Planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia;
  • Política de desenvolvimento de informática e automação;
  • Política nacional de biossegurança;
  • Política espacial;
  • Política nuclear e
  • Controle da exportação de bens e serviços sensíveis.

Acesse: www.mctic.gov.br

DESTAQUES

O CNPq apresenta, em 2017, a 37ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica com o objetivo de revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil. Inscrições abertas a partir do dia 1º de fevereiro de 2017. Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo pjr@cnpq.br ou pelos telefones 61 3211-9409 ou 9410.